14/03/2011

SOLIDÕES

SOLIDÕES

Hoje vou falar de solidão.
A solidão…
Há imensos clichés para esse sentir, desde o jocoso “enfim, sós!” ao não menos famoso (e porque não consequente?) “mais vale só que mal acompanhado”; mas o mais doloroso, o mais pungente e porventura o cada vez mais frequente, é o “sentir-se só no meio da multidão”.
Vejam aquele meu amigo que vive só no seu pequeno apartamento, que diz ter-se habituado de tal modo à solidão que até a aprecia, que já não a trocaria por nada ou por ninguém e foge de seja quem for que se aproxime demasiado dele. A ele, é a solidão que lhe faz companhia, foi a ela que afinal se prendeu… o ataque é, por vezes, a melhor defesa, não é?
Depois, há a minha tímida amiga que todos os dias, todas as horas, tem o seu pc ligado, aberto à net, e passa os minutos livres do dia e a maior parte da noite esperando um contacto… não, não um contacto qualquer, mas “o” contacto que a faça desligar o pc e a desenrede da espera, dos dias e noites solitários, do receio de enfrentar a vida de mãos nuas, do medo de ir à luta e sair magoada… e lhe cure a dor de mil desilusões.
Ou ainda aquela outra que corre atrás de cada emoção, de cada nova sensação, que é a compincha de 7 noites de farra por semana, a maior amiga de toda a gente, sempre pronta para uma festa, seja lá onde for… tudo, menos ouvir o som da porta a fechar-se nas suas costas, a enclausurá-la no vazio da sua própria casa!
E então eu?... estaria eu aqui a escrever se a solidão não me guiasse?... ou tu!... estarias tu a ler isto que escrevo se a solidão te não pesasse?

2 comentários:

Catarina Gerássimos disse...

Olá Pedro!

Como li o teu blog deduzes que esteja sozinha... neste momento estou senão não tinha chegado aqui, adorei a leitura que fazes sobre a solidão, tão verdadeira.

Por vezes ela é necessária, depois de um dia turbulento de trabalho, nada como um pouco de silêncio... mas nem sempre... nem nunca!!

Just a blog disse...

Claro que não Amiga mas,se estas de momento só será uma situação curta e temporária pois uma pessoa e Amiga assim Linda como tu logo, logo deixaras de estar!!
Obrigado pelo teu comentário Amiga.